Locação de computadores x Compra
O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim
A Locação é uma prática que visa aumentar a produtividade e qualidade das empresas, aliado a redução de custos. Uma máquina parada pode representar um grande prejuízo para a operação da organização, pois existem casos em que o conserto do equipamento pode demorar dias. Para equipamentos locados, a solução é muito rápida, pois a locadora possui um estoque de peças para pronto atendimento, além de mão de obra qualificada e disponível imediatamente, em muitos casos pode ainda substituir o equipamento danificado por outro, ou até mesmo disponibilizar equipamento backup em contrato.
Já na compra de equipamentos se faz necessária a cotação em vários fornecedores, levantamento das necessidades, recursos já disponíveis para pagamento a vista bem como técnicos contratados internamente ou contratos de manuntenção para um atendimento mais rápido.
Com a locação não há necessidade de controlar os ativos e sua depreciação, o que melhora o balanço Patrimonial, como também manter estruturas de laboratórios para manutenção ou contratar técnicos somente para a os reparos, o que envolve departamento financeiro, contábil, compras, Rh, além de um responsável para acompanhar todo esse processo.
A locação tem a viabilidade de ser ajustada conforme a necessidade da operação, ou seja, o contrato de locação permite ao cliente aumentar ou diminuir os equipamentos de acordo com as demandas.
Os computadores são uma ferramenta que auxilia as empresas a entregarem seus produtos e serviços aos seus clientes, não são apenas mais um item de trabalho, fazem parte do processo de venda e ás vezes até do processo produtivo de cada cliente e, nesses casos, o mais importantes é analisar não só o preço da locação, mas o que esse contrato prevê em termos de disponibilidade, tempo de resposta, substituição dos equipamentos, etc
Podemos dividir os benefícios da locação em 3 situações distintas:
Análise Econômica: Engloba a decisão estratégica da empresa quanto a imobilizar ou não os equipamentos e suas conseqüências. Normalmente, as empresas decidem por imobilizar os bens que estão ligados diretamente à sua atividade principal, optando pela locação daqueles bens e serviços que podem ser considerados indiretos.
Análise Financeira: Refere-se a gestão de caixa quanto a necessidade de desembolso de recursos em caso de compra ou financiamentos, onde muitas vezes as empresas fazem apenas o calculo de quantos meses o equipamento estará pago, comparando ao valor da locação mensal o que é um erro. Locação pressupõe que todos custos de manutenção inerentes ao uso adequado do equipamento incorrem por conta do locador e não do locatário, o que faz muita diferença pois os custos operacionais são muito altos e melhor geridos pela locadora, pois este é o negócio dela.
Análise Operacional: Trata-se das atividades indiretas da utilização do bem, como o acompanhamento de sua condição funcional, passando pela necessidade de manter mão de obra e laboratórios para reparos. Neste caso a área de compras passa a ser fornecedora da operação, o que acaba afetando a disponibilidade dos equipamentos.
Veja a tabela a seguir as diferenças entre a locação e compra de equipamentos.
COMPRA X LOCAÇÃO
|
Qualidade X Custo
|
Recursos X Investimentos
|
Gerencimento e Manutenção
|
Riscos Inerentes à Compra
|
Manutenção dos Equipamentos
|
Locação: Para se evitar perda de tempo, por alguma necessidade de intervenção técnica, que gera interrupção de trabalho e despesa (ambas as partes), os equipamentos disponíveis possuem um nível de qualidade adequado.
|
Locação: Parcelamento que o sistema permite.
|
Locação: Responsabilidade pela manutenção por conta da locadora.
|
Locação: Na locação o equipamento que por qualquer razão não atenda a necessidade imediata da empresa a solução é simples e rápida.
|
Locação: Através do atendimento a locadora poderá liberar equipamento de reserva. Atendimento no local. Quando se tratar de defeito comum o técnico tem peça de reposição imediata.
|
Compra: Em um mercado competitivo, onde os preços num mesmo patamar de qualidade se equivalem, o custo está diretamente ligado à qualidade do equipamento. Uma análise sem acompanhamento profissional atualizado corre sério risco de perda futura de (tempo) e qualidade que atendam suas reais necessidades.
|
Compra: Desembolso imediato de capital imobilizado e ou manipulação de crédito.
|
Compra: Quando de propriedade da empresa o pessoal e custo é mais elevado.
|
Compra: Por ocasião da compra, as dificuldades geradas pela ociosidade, quer seja tecnologia superior (prevendo uma necessidade futura, que pode não ocorrer ou ocorrer de forma diferente da expectativa) ou inferior. A solução certamente passa por uma nova e imprevista despesa.
|
Compra: Garantias relativas: em caso de avaria - avaliação rigorosa do fornecedor, não disponibilidade imediata da peça, não substituição do equipamento até o reparo. Finda a garantia, aumento do custo de manutenção.
|
Vantagens: Pela manipulação e o comércio constante de equipamentos a locadora se mantém atualizada nos quesitos necessários ao seu cliente: qualidade, performance, desempenho. Com um critério profissional na relação custo benefício.
|
Vantagens: Liberação de capital para outras áreas, bem como permite um melhor planejamento (e mais a longo prazo) para este setor, pelo seu custo definido e pré fixado.
|
Vantagens: Minimização imediata destes custos.
|
Vantagens: Otimização de tempo e recursos, equipamentos compatíveis com sua real necessidade.
|
Vantagens: Eliminação de custos de manutenção, agilização ao cliente quando da necessidade de reparo em algum equipamento.
|
O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim